1.gif

domingo, 5 de setembro de 2010

Afinal como se faz um mapa conceitual?

Navegando e estudando o assunto proposto do seminário, pude verificar a necessidade em mostrar realmente com se faz um mapa conceitual utilizando o Cmaps.

"Os mapas conceituais foram criados por Joseph Novak com base na aprendizagem significativa, que por sua vez foi definida por Ausubel. Nos mapas defini-se uma representação gráfica, estabelecendo assim relações entre conceitos através de frases de ligação formando preposições." (Pedro Mascarin)

Analizando esta frase podemos retirar os pontos mais importantes, para fazer um mapa. Segue abaixo, o produto desta frase.


Analisando o trabalho pronto, até que é fácil. Mas afinal, como se faz realmente um mapa conceitual? A primeira coisa que devemos fazer é o download do programa.


Também deixo aqui registrado um vídeo para que vocês possam acompanhar como se faz.


Espero que tenham gostado e aprendido um pouquinho mais desta fantástica ferramenta.

Colaboração: Gisele Aline Cardoso

Um comentário:

  1. Olá Grupo 3,
    parabéns pelo trabalho!
    Ainda não tive a oportunidade de realizar com os alunos um mapa cancietual, mas esta é uma prática pessoal que adotei desde que conheci a ferramenta. Gosto muito de fazer um mapa conceitual. É uma boa maneira para realizar os estudos acadêmicos. Vou contar-lhes um segredo... Sabiam que a minha apresentação na Banca do TCC foi sensacional?! Bendito Mapa Conceitual! Agora aguardo pela brilhante atuação do grupo na etapa de Apresentação do Seminário Virtual. Grande abraço, tutora Vera.

    ResponderExcluir